Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Economia Com reforma, brasileiro vai se aposentar mais tarde e receber menos; entenda

Com reforma, brasileiro vai se aposentar mais tarde e receber menos; entenda

G1 fez simulações, criou uma calculadora e consultou especialistas para entender como a proposta enviada ao Congresso pode afetar a vida do brasileiro se aprovada.

A proposta de reforma da Previdência enviada ao Congresso pelo governo federal, caso seja aprovada na forma como foi enviada, fará com que o brasileiro se aposente mais tarde e com valores de benefícios menores. Veja aqui simulações feitas pelo G1.

Um dos motivos é que a aposentadoria integral (100% do valor do benefício) só será concedida àqueles que completarem 49 anos de contribuição ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Quem se aposentar com um tempo menor receberá um valor proporcional, limitado a 76% do benefício, com pelo menos 25 anos de contribuição.

CALCULADORA: VEJA QUANDO VOCÊ VAI SE APOSENTAR COM A NOVA REGRA

Para conseguir receber o benefício integral com a idade mínima proposta pelo governo, o trabalhador precisaria contribuir desde os 16 anos de idade, sem interrupção. As novas regras ainda serão submetidas à avaliação do Congresso Nacional antes de entrar em vigor.

O novo cálculo para chegar ao valor do benefício também o torna menor. Na regra atual, calcula-se 80% das maiores contribuições do segurado do INSS para chegar a uma média do benefício. A reforma prevê que o novo cálculo considere uma média de todos os benefícios e que se aplica 51% sobre este valor, acrescido de 1% por cada ano de contribuição.

Todos serão atingidos. Quem está na regra de transição não precisará cumprir a idade mínima de 65 anos, mas terá que contribuir com 50% sobre o tempo de falta para se aposentar e também terá uma redução do valor do benefício com base nos anos de contribuição.

Leia notícia na integra aqui.

Fonte: http://g1.globo.com/economia/noticia/com-reforma-brasileiro-vai-se-aposentar-mais-tarde-e-receber-menos-entenda.ghtml

Ações do documento