Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Economia Notícia sobre JBS e Temer aumentam incertezas na economia, dizem analistas

Notícia sobre JBS e Temer aumentam incertezas na economia, dizem analistas

A revelação de que o presidente Michel Temer deu aval para a compra do silêncio de Eduardo Cunha jogou um balde de incerteza sobre os rumos da economia brasileira, na avaliação de analistas. A informação foi divulgada na noite desta quarta-feira pelo colunista Lauro Jardim. O principal ponto de interrogação é sobre o futuro das reformas.

— Esquece as reformas — disse um economista de um banco, que preferiu não se identificar. — Só posso dizer que amanhã a abertura (do mercado) vai ser um massacre.

Desde o início do governo Temer, a aprovação de reformas como a da Previdência tem sido apontado pelo mercado como fundamental para a retomada da economia. Em tese, a agenda econômica retomaria a confiança de investidores, o que desencadearia um processo virtuoso, com retomada de emprego e crescimento econômico. Agora, todo esse processo está suspenso.

— Mais importante é que fica uma interrogação em relação à capacidade de aprovar a reforma da Previdência. Hoje, o grau de incerteza, a indefinição é tão grande, que a gente não consegue nem atribuir probabilidade a nenhum cenário aqui — avaliou Zeina Latif, economista-chefe da XP Investimentos.

Ela destaca ainda um efeito colateral: a suspensão da expectativa de queda de juros. Até agora, bancos viam revisando para baixo as projeções para a taxa básica Selic, na expectativa de que a autoridade monetária acelerasse o processo de cortes. Com a mudança de cenário, esse processo também está ameaçado.

— Tira a tranquilidade do Banco Central — avalia Zeina.

Por enquanto, os olhos estão atentos à reação do mercado financeiro na manhã desta quinta-feira. Na noite desta quarta, as ações do Brasil despencavam 11% em Nova York.

 

Leia notícia na íntegra aqui.

Fonte: https://extra.globo.com/noticias/economia/noticia-sobre-jbs-temer-aumentam-incertezas-na-economia-dizem-analistas-21355134.html

Ações do documento