Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Logística A importância da logística no planejamento estratégico

A importância da logística no planejamento estratégico

A visão de uma cadeia de suprimentos e sua movimentação deve ser absorvida por uma organização como um processo integrado, de forma que a organização obtenha vantagem competitiva no fornecimento de produtos ou serviços a seus clientes e também estendida a seus fornecedores.

Devido ao advento da globalização, algo irreversível sob o prisma econômico e administrativo, a concorrência atualmente é mais ácida e acirrada, aliando a quantidade de informações disponibilizadas, os consumidores, sejam estes industriais, comerciais ou de serviços e consumidores finais desejam e exigem mais no ato de compra. Qualidade e preço são sempre questionados, e de forma repetitiva e ascendente. A fidelidade, antes vista como fator de competitividade, pouco ou nada representa no ato de fechamento da compra por parte dos consumidores.

Com o acirramento mais visível e mais forte da concorrência, satisfazer clientes tornou-se tarefa árdua e prescindível de planejamento minucioso. Conforme BERTAGLIA (2009):

“...as medidas são voltadas para a satisfação e o atendimento do cliente, pois se o produto não estiver presente nas gôndolas, isso significa que alguém está vendendo um produto com preço e qualidade similares. ” (BERTAGLIA, 2009, p. 14)

A máxima americana onde se diz que o produto certo sempre deve estar em todo lugar certo no momento certo é a real necessidade das organizações que querem sobreviver no atual contexto competitivo, fazendo com que estas se preocupem cada vez mais com a cadeia de suprimentos.

Para que ocorra um alinhamento estratégico das demandas logísticas com a visão organizacional, algumas forças externas devem ser levadas em conta quando da elaboração dos planos estratégicos e de metas a serem alcançadas, a globalização, o mercado e a demanda do consumidor, a competição, informações e comunicação, cultura local, regras governamentais e o meio ambiente.

“ Com base no moderno conceito da logística integrada está o entendimento de que a logística deve ser vista como um instrumento de marketing, uma ferramenta gerencial, capaz de agregar valor por meio dos serviços prestados. ” (FLEURY et al, 2000, p. 31)

Leia notícia na integra aqui.

Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/academico/a-importancia-da-logistica-no-planejamento-estrategico/104352/

Ações do documento