Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Mercado Movimento do comércio cresce 2,5% em março, mas tem queda de 3,5% em 12 meses, diz SCPC

Movimento do comércio cresce 2,5% em março, mas tem queda de 3,5% em 12 meses, diz SCPC

Órgão espera que indicador para 12 meses volte a crescer até o fim do 1º semestre.

O movimento do comércio aumentou 2,5% em março ante fevereiro, já considerando ajustes sazonais. De abril de 2016 até o mês passado, porém, o indicador acumula queda de 3,5% na comparação com o 12 meses anteriores.

Os dados são da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) e foram divulgados nesta terça-feira (18). Em fevereiro, o indicador havia registrado queda de 1%.

O movimento do varejo vem se recuperando desde novembro. O órgão espera que até o término do primeiro semestre o indicador volte a ficar positivo para 12 meses, "com a perspectiva de melhoria do cenário econômico, como a diminuição de preços e juros, aumento do consumo das famílias e dos investimentos".

Por setor

Dos cinco setores analisados dentro do varejo, quatro apresentaram alta no movimento no mês, já considerando ajustes sazonais, e um ficou estável.

O segmento de móveis e eletrodomésticos foi o que apresentou o maior crescimento, de 5,9%. A categoria "outros artigos" aparece na sequência, com 3,7%.

Depois vêm a de supermercado, alimentos e bebidas (1%) e a de tecidos, vestuários e calçados (0,6%). A de combustíveis e lubrificantes não apresentou variação.

No acumulado de 12 meses, sem ajustes sazonais, todos os setores apresentam recuo. O mais forte foi observado em tecidos, vestuários e calçados (8,7%), seguido por combustíveis e lubrificantes (5%); móveis e eletrodomésticos (2,9%); supermercados, alimentos e bebidas (2,6%); e outros artigos do varejo (2,4%).

 

Leia notícia na integra aqui.

Fonte: http://g1.globo.com/economia/noticia/movimento-do-comercio-cresce-25-em-marco-mas-tem-queda-de-35-em-12-meses-diz-scpc.ghtml

Ações do documento